QUEM FOI JESUS CRISTO? QUAL SUA REAL MISSÃO AO VIR AO MUNDO?

Já estudamos bem sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. Vamos agora aprender sobre Jesus. 

Agora, antes vamos relembrar um pouco o que vimos?

Estudamos que a palavra de Deus é 100% inspirada e originada por Deus o qual revelou a sua mensagem aos santos profetas e apóstolos através do Espírito Santo.

Também vimos qual a maneira correta de como estudar esse livro maravilhoso e como ele está dividido em seus livros e épocas. Terminamos vendo sobre as Alianças Bíblicas, Antigo e Novo Testamento, e finalmente como a Palavra do Senhor deve ser nossa suprema Autoridade hoje. Também estudamos sobre DEUS e a benção que é se entregar completamente a Ele.

Vamos aprender agora sobre JESUS

INTRODUÇÃO:

  • A existência de um homem chamado Jesus, pelas abundantes provas históricas, é incontestável.
  • Já no primeiro século muitos tinham opiniões diferentes a respeito daquele homem chamado Jesus Cristo – Mateus 16.13-15.

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?”  Mateus 16:13-15

  • Todos precisam tomar uma posição com relação a Ele. Inclusive você.
Quem Jesus Cristo Missão
  • Não há possibilidade de uma posição neutra – Veja o que Ele diz em Lucas 11.23.

“Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha”.   Lucas 11:23

E Jesus fez reivindicações audaciosas e fantásticas sobre si mesmo. Vamos vê-las?

1. Ele disse que existia antes de Abraão. – “Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!”   João 8:58

É Pecado Comemorar o Natal?

2. Ele disse que estava com Deus antes do mundo existir. – “E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”.   João 17:5   Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo”.
João 17:24

3. Ele também disse que descera dos céus. – “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou”.   João 6:38

4. Ele disse que ele tinha toda a autoridade no céu e na terra. – “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”.  Mateus 28:18

Com base nessas informações vindas do próprio Jesus, a que conclusão chegamos?

  • Chegamos a conclusão que, ou Jesus é exatamente quem ele disse que era, ou ele só pode ser um falsário, um enganador.
  • Ninguém pode dizer: “Eu admiro Jesus, mas não acredito que ele era quem ele disse ser”.
  • Então, se Jesus não era quem ele disse ser, ele mentiu. E se ele mentiu, a pessoa está admirando um mentiroso.

I – ELE FOI UM HOMEM COMUM, MAS EXTREMAMENTE INCOMUM:

a) No aspecto físico, Jesus, foi um homem como qualquer outro.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz”!   Filipenses 2:5-8

Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo”.   1 João 4:2,3

  • Jesus veio em carne. Ele era um homem como qualquer outro. E vários textos bíblicos nos mostram isto.
  • Ele cansou-se (João 4.6).
  • Ele teve fome (Mateus 4.2).
  • Sede (João 19.28).
  • Ele sentiu-se angustiado (Lucas 22.41-44).
  • Ele emocionou-se (João 11.33-36).
  • Etc.

b) A Bíblia diz que Jesus passou pelos sofrimentos e tentações comuns aos homens.

“…pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado”.  Hebreus 4:15

As suas realizações, extremamente incomuns, a exemplo das curas e milagres que realizou, testificam a respeito dele.

  • Jesus curou o filho do oficial – João 4.46-53.
  • Jesus ressuscitou o filho da viúva – Lucas 7.11-16.
  • Jesus acabou com uma tempestade – Marcos 4.35-41.
  • Jesus ressuscitou Lázaro – João 11.17-27, 37-44.
  • Jesus curou um cego de nascença – João 9.1, 6-7, 32,33.
Quem Jesus Cristo Missão
  • Jesus disse em Mateus 15.24. – Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel“. Mateus 15:24

 c) Qual o propósito de suas realizações milagrosas?

  • Mateus 11.2-6 – Essas realizações de Jesus tinham uma finalidade – evidenciar quem ele era, apontar a verdadeira identidade de Jesus.

“João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:
“És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? “Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.  
Mateus 11:2-6

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele“. João 3:2        

Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.  João 20:30,31

  • Quem é Jesus?
  • João responde: “Ele é o Cristo, o filho do Deus vivo”.

II – ELE TEVE UMA VIDA E ATITUDES INÉDITAS:

a) Jesus foi humilde:

  • Seu nascimento numa família simples e em circunstâncias ainda mais simples nos mostram isto.
  • Profecias falam sobre a humildade do Rei Jesus, e em 2 Coríntios 8.9 nos indica que isto foi de fato proposital.

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos”.   2 Coríntios 8:9

  • Humilhou-se perante todos assumindo a posição de servo.
  • Entre seus discípulos ele assumiu a posição de servo – Lucas 22.27.

Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve”.   Lucas 22:27

  • Em outra ocasião, Jesus lavou os pés dos discípulos – João 13.5-14.
Quem Jesus Cristo Missão
  • Quando Jesus entrou em Jerusalém para ser aclamado como Rei em Mateus 21:1-5, o texto diz que Jesus entrou, segundo a profecia, “sentado num jumentinho, cria de animal de carga“.

b) Jesus era compassivo:

Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me! “Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! “Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado”. Marcos 1:40-42

Quem Jesus Cristo Missão

E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação”.
Lucas 19:41-44

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara“.  Mateus 9:35-38

  • Jesus amava as pessoas, Jesus se interessava pelas pessoas, especialmente pela situação espiritual das pessoas, ele se sensibilizava e ele fazia o bem e concedia o que as pessoas mais precisavam para o momento e para a eternidade.

c) Jesus foi manso:

  • Em nenhuma circunstância de sua vida ele perdeu o controle. Ele sempre agiu com brandura.
  • Jesus nunca foi visto gritando nas praças com o rosto vermelho de ira para convencer o incrédulo dos seus erros;

d) Jesus foi puro:

  • Ele viveu uma vida de total pureza.
  • Jesus nunca pecou, nunca agiu com malícia ou segundas intenções.

Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim?  João 8:46

III – ELE SE DEFINIU:

a) Como o pão da vida – “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede“. João 6:35

b) Como a luz do mundo – “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida“.  João 8:12

c) Como a ressurreição e a vida – “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto”?  João 11:25,26

d) Como O Caminho, A Verdade e A Vida – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.  João 14:6

IV – ELE É DEUS:

a) Primeiro a Bíblia nos diz que nós devemos honrá-lo da mesma maneira que honramos a Deus. – “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;
Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”.  João 5:22,23

b) Jesus e Deus são um único ser – “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um”.  João 10:28-30

c) Conhecemos a Deus através de Jesus que o revelou – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras”.  João 14:6-11

d) A Bíblia diz que Jesus é Deus. Apresentamos 4 textos mais que claros e incontestáveis que comprovam a suprema divindade de Cristo.

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito”.   João 1:1-3 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”.  João 1:14

Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém”.   Romanos 9:5

Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. 1 João 5:20

E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”   João 20:27,28

Ele Afirmou mesmo ser Deus?

V – ELE ESTÁ VIVO:

a) Jesus ressuscitou de fato.

Quem Jesus Cristo Missão

Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo“.  1 Coríntios 15: 1-4, 5-8

b) E as implicações da Sua ressurreição são que: Jesus é de fato verdadeiro, autêntico filho de Deus e digno de inteira confiança.

Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas;
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra“. Mateus 12:38-40

Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor“, Romanos 1:4

CONCLUSÃO:

  • Há um convite pessoal desse maravilhoso Jesus para cada um de nós que precisa ser respondido, e se aceito, deve-se observar exatamente para que estamos sendo convidados – Mateus 11.28-30.

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve“. Mateus 11:28-30

Quem Jesus Cristo Missão
  • Jesus continua nos dias de hoje sendo o mesmo que vemos nas páginas da Bíblia. A realidade de sua existência, Sua identidade, a veracidade de Seus ensinos e o fato de que Ele está vivo, deveriam mudar nossa perspectiva de vida por completo.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”. Hebreus 13:8

Extraído da lição 7-Jesus Cristo o Filho de Deus do curso de Teologia Básica – Deixe a Bíblia Falar.

Escrito por

Alcides Marques

Professor do Seminário desde 2020.