A ideia de Cristo reinando mil anos na terra vem de uma só passagem. Apocalipse 20:4-6.

  1. Não É Consistente com o Livro. A ideia que os mil anos de Apocalipse 20 começa uns 2.000 anos depois que o livro foi escrito contraria o próprio livro.
    • Apocalipse 1:1-3 v.1 …”as coisas que em breve devem acontecer” v.3 “pois o tempo está próximo”. Veja as frases: As coisas que em breve devem acontecer. Pois o tempo está próximo.
    • Apocalipse 22:6 … “as coisas que em breve devem acontecer”. Apocalipse 22:10 “porque o tempo está próximo”. Veja as frases: As coisas que em breve devem acontecer. Pois o tempo está próximo.

      O que devemos pensar? Se um profeta inspirado por Deus fala para nós em nossa língua logo no início da sua profecia que o que ele vai falar vai em breve acontecer e que o tempo destes acontecimentos está próximo nós vamos acreditar nele! Não vai ter dúvida e nunca vamos pensar que ele está falando de coisas que só vão acontecer daqui a 2000 anos. E ainda mais, Se este mesmo profeta inspirado por Deus logo no final da sua profecia fala para nós em nossa língua que o que ele acabou de falar deve em breve acontecer e que o tempo destes acontecimentos está próximo também vamos acreditar nele pelo sentido das palavras. Nunca íamos pensar que ia acontecer fora da nossa geração.
    • A expressão “Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo” é também uma expressão profética que devemos examinar. Principalmente esta parte “não seles”! A ideia de fechar ou selar um livro de profecia era a maneira para dizer que a profecia não pertence a esta geração. Daniel recebeu uma profecia em Daniel capítulo 11 e 12.

      Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim”;

      Muitos pensam que a profecia de Daniel em capítulos 11 e 12 fala de Antíoco IV Epifânio (215 – 162 a.C.) Daniel recebeu sua profecia 350 anos antes. Mas ele foi mandado selar a profecia pois só vai acontecer em outra geração. Como então seria coerente da nossa parte ouvir Deus mandar João “NÃO sela” a profecia dele pois em breve deve acontecer e passar quase 2000 anos sem ter acontecido ainda? Então a ideia de não selar o livro é outra prova que os acontecimentos do Livro de Apocalipse iam acontecer naquela geração.
  2. O Reino de Cristo Já Começou
    A ideia que o Reino de Cristo não foi ainda estabelecido não é ensinado em Apocalipse 20.
    • A Bíblia deixa bem claro que o reino foi estabelecido durante a vida dos discípulos que Cristo ensinou pessoalmente.
    • Marcos 9:1 “Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus”.
    • Colossenses 1:13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Os cristãos do primeiro século já estavam no reino de Jesus”.
  3. O Reino de Jesus Não É Terrestre
    A ideia que o Reino de Cristo era para ser um reino físico onde Jesus reina de Jerusalém não é ensinado em Apocalipse 20. Veja as palavras de Jesus.
    • Lucas 17:20 “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”.
    • João 18:36 “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui”.
  4. O número 1.000 é um número figurativo
    Mil simbolizava um número grande ou completo.
    • Deuteronômio 7:9 … “o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos”;
      Será que este versículo está dizendo que Deus é fiel só por mil gerações e vai ser infiel depois?
    • Salmo 50:10 “Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas”.
      Será que o salmista estava dizendo que Deus é dono de só mil montanhas?
    • 2 Pedro 3:8 “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”.
      E aqui, a ideia de mil é literal ou simbólica?
  5. Arrebatamento Existe?
    Coisas muitas vezes relacionadas com a volta de Jesus e o início de um reinado terrestre simplesmente não tem base bíblica. Tem sido popularizado por livros e filmes a ideia do arrebatamento.
    • A Bíblia fala de um arrebatamento quando Cristo volta no dia final.
      1 Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.

      Qualquer salvo que está vivo quando Jesus voltar será arrebatado mas vão encontrar Jesus nos ares. Em momento nenhum fala que Jesus vai pisar na terra. Os justos ressurretos e os justos vivos vão ficar com ele para sempre.
    • 1 Coríntios 15:21 “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 24 E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte”.
  6. Conclusão
    Cristo já está reinando e nós que submetemos a Ele somos cidadãos do reino. (Filipenses 3:20) Quando ele voltar ele vai entregar o reino ao Deus e Pai. (1 Coríntios 15:24).
    Não há razão para interpretar Apocalipse 20 como sendo um reinado literal de Cristo na terra que não começou ainda. Um reinado de mil anos na terra simplesmente não é ensinado nesta e nenhuma outra passagem da Bíblia.


    do Randy Joseph Short, professor do EBNESR


Escrito por

Alcides Marques

Professor do Seminário desde 2020.